Qual o período de internação, afastamento do serviço e para retomar as atividades físicas?
O tempo de internação é de cerca de um a dois dias. Habitualmente, interna-se no mesmo dia da operação. O tempo de afastamento do serviço é de aproximadamente 15 dias. O retorno às atividades físicas se faz progressivamente, sendo a caminhada indicada com 30 dias, a hidroginástica e musculação, com 60 dias.
A operação apresenta risco de morte?
Sim, como toda e qualquer operação de grande porte, a gastroplastia redutora apresenta mortalidade operatória. Esta mortalidade é de cerca de 0,2% e dependerá das condições clínicas no momento da operação. Idade avançada, doenças associadas e operações abdominais anteriores podem aumentar o risco da operação. É importante esclarecer que o risco do tratamento cirúrgico é muito pequeno quando comparado a mortalidade da obesidade a longo prazo.
O uso de cinta é obrigatório?
Não. Mas, alguns pacientes sentem-se mais seguros e confortáveis coma cinta. Só recomendamos a cinta após o primeiro retorno com o cirurgião. Nos primeiros dias é muito comum ocorrer pequenas aberturas com saída de secreção nas feridas operatórias. Ocorrem com frequência e não apresentam gravidade. Porém, o uso da cinta durante este período pode prejudicar a cicatrização, além de não impedir a ocorrências dessas aberturas.
É comum a queda de cabelo no pós-operatório?
Sim. Pode ocorrer queda de cabelo nos primeiros meses. Ela é transitória e não possui causa definida. Pode ser amenizada com o uso de complexos vitamínicos e cessa em torno do 6o. mês.
O uso de vitaminas é obrigatório?
Não. A prescrição de complementos vitamínicos e minerais dependerá da presença de alterações observadas pelo endocrinologista através dos exames de sangue.
O que devo esperar com o tratamento cirúrgico?
O principal objetivo da cirugia é ajudá-lo a perder peso de modo que você tenha uma boa qualidade de vida, com redução significativa do risco das complicações da obesidade, inclusive morte. A maioria dos pacientes perde de 50 a 80% de seu excesso de peso. Esta perda é muito acentuada no primeiro mês após a operação e depois é mais gradativa, de modo que, cerca de um ano a um ano e meio, você atingirá o seu menor peso.
A quantidade total de peso perdido é bastante variada e dependerá de diversos fatores, entre eles a realização de atividades físicas, a manutenção da orientação dietética para não consumir bebidas alcoolicas, doces, chocolates e outros.
A frequência com que é feito o controle clínico e os exames laboratoriais é de fundamental importância para alcançar o sucesso da operação. É também muito importante não se criar falsas expectativas do tipo “quero perder tantos quilos e voltar ao peso que tinha na adolescência” ou “quero perder tantos quanto um conhecido meu perdeu”. Lembre-se de que cada organismo reage de forma diferente e por isso não se pode fazer comparações.
Até quanto tempo se perde peso?
A perda de peso é mais intensa nos primeiros seis meses. Após este período a perda continua em ritmo menor até se estabilizar após um ano e meio a dois anos, aproximadamente.
A partir de quando está indicada a cirurgia plástica?
O excesso de pele decorrente da redução de peso pode necessitar de operação plástica. Ela só é indicada após a estabilização do peso que ocorre entre um ano e meio a dois anos.
Posso voltar a engordar após a operação?
Após a estabilização do peso, alguns pacientes poderão recuperar poucos quilos. A quantidade de peso recuperado dependerá de diversos fatores, tais como: alterações hormonais, consumo de bebidas alcoolicas, doces em geral, chocolates, falta de atividade física e frequência de controle clínico com o endocrinologista. Após a estabilização de perda de peso, o efeito da operação é considerado como encerrado. A manutenção ou alteração do peso dependerá única e exclusivamente da disciplina do paciente.
É possível engravidar após a operação?
Sim. Porém, não é aconselhável engravidar nos primeiros 18 meses, período em que o peso ainda não se estabilizou. É recomendável o uso de contraceptivos, de preferência não pela via oral, durante este período.