A obesidade é uma doença crônica, progressiva e fatal, que se caracteriza pelo excesso de tecido gorduroso no corpo de uma pessoa.

É uma doença multifatorial, ou seja, possui diversas causas, que muitas vezes atuam em conjunto. A principal causa é a herança genética, mas o aparecimento da obesidade poderá ocorrer em decorrência de maus hábitos alimentares, falta de atividade física, alterações psíquicas ou hormonais (como o hipotireoidismo), entre outros motivos. Acredita-se que cerca de 51% da população brasileira esteja com sobrepeso (33% com idade entre 18 a 25 anos) e 3% já com a obesidade do tipo III.

Para melhor conhecer e tratar a obesidade, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica a obesidade utilizando o IMC (Índice de Massa Corporal). O índice é calculado dividindo-se o peso (em quilos) de uma pessoa pela sua altura (em metros) ao quadrado. A tabela abaixo mostra a classificação da obesidade de acordo com o IMC.

Medida Peso
IMC de 18,5 até 24,9 Peso ideal
IMC de 25,0 até 29,9 Sobrepeso
IMC de 30,0 até 34,9 Obesidade grau I
IMC de 35,0 até 39,9 Obesidade grau II
IMC de 40,0 até 49,9 Obesidade grau III

Doenças provocadas ou agravadas pela obesidade

1. Hipertensão arterial.
2. Diabetes.
3. Doenças coronarianas, infarto do miocárdio e derrames cerebrais.
4. Apneia do sono (parada da respiração durante o sono).
5. Aumento do colesterol e triglicérides.
6. Cálculos da vesícula biliar.
7. Artroses.
8. Varizes nas pernas.
9. Depressão.
10. Impotência e infertilidade. Alterações menstruais. Incontinência urinária.
11. Cânceres de intestino, próstata, mama, útero e ovários.
12. Outras doenças que encontram-se ainda em estudo.

Cirurgia da obesidade

A operação de redução do estômago é um procedimento efetivo para o tratamento da obesidade, que tem as suas próprias indicações e características. O principal objetivo do tratamento cirúrgico é ajudá-lo a perder peso, de modo que você tenha uma boa qualidade de vida, com redução significativa do risco de complicações decorrentes da obesidade. Saiba mais sobre a cirurgia.

Balão intragástrico

O balão intragástrico é um procedimento endoscópico que tem como objetivo ajudar no emagrecimento. É constituído de silicone macio e preenchido com soro. Sua presença no interior do estômago induz a uma sensação de saciedade precoce. Saiba mais sobre o balão.

Gastroplastia endoscópica

A gastroplastia endoscópica é um procedimento apenas endoscópico e, por isso, menos invasivo, proporcionando um tempo de recuperação bem menor. Além da questão estética, pois não há nenhuma cicatriz no paciente. Saiba mais sobre a gastroplastia endoscópica.